Blog do Patas Therapeutas

3 Benefícios da Convivência com Animais

Animal é tudo de bom, não é? Tem como não se derreter ao fazer carinho na barriguinha de um cachorro ou ao ouvir um gatinho ronronando?

Além de darem um show de fofura e companheirismo, os animais também podem trazer vários benefícios à saúde humana. Confira abaixo!

 

1)      Diminuem a ansiedade

A ansiedade é um dos problemas mais graves do século XXI. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33% da população mundial sofre com esse transtorno mental.

O contato com animais faz com que a pessoa relaxe e mire sua atenção em algo agradável. Cientistas comprovaram que pacientes cardíacos, ao serem visitados por cachorros, tiveram uma queda de 24% nos níveis de ansiedade. É ou não é algo impressionante?

 

2)      Atenuam a solidão

Animais são ótimos companheiros e em situações extremas, como no caso de uma doença, a presença deles se torna ainda mais importante. Eles podem fazer com que a pessoa se sinta menos sozinha e vulnerável. Além disso, estudos mostram que pacientes cardíacos que possuem animais têm cinco vezes mais chances de sobreviver do que pacientes que não têm animais de estimação.

 

3)     Incentivam a prática de exercício físico

Caminhar com um pet ao lado é sempre mais gostoso, não é? Não à toa, um estudo mostrou que, quando estavam acompanhados por animais de estimação, pacientes cardíacos caminhavam 35% a mais do que com terapeutas humanos.

 

E agora,  se convenceu de que o contato com animais é excelente? Baseado nessas melhorias físicas e psicológicas é que atuamos, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes que visitamos. Se você se interessou e quer ser um voluntário, se cadastre aqui!


Deixe seu comentário