Blog do Patas Therapeutas

O que você precisa saber sobre castração?

 

Como vocês já sabem, a castração é um pré-requisito para que o animal possa ser therapeuta conosco. Cientes de que muita gente tem dúvida sobre o assunto, conversamos com a Dra Patrícia Maykot, veterinária voluntária conosco, que nos explicou mais sobre o procedimento.

 

Dê uma lida na entrevista abaixo:

1)  Quais são as vantagens da castração?

Muitos proprietários optam por este tipo de cirurgia para não ter que lidar com o sangramento no período do cio ou com uma possível gestação indesejada, caso tenha um macho vivendo no mesmo ambiente ou qualquer outro fator que leve a uma possível cópula. Outros motivos que levam a castração são: ajudar a controlar algumas doenças do trato reprodutivo (piometra, metrite); evitar ou tratar tumores influenciados por hormônios (tumores mamários). Em alguns animais, realiza-se a castração para evitar ou alterar anormalidades comportamentais. Os tumores mamários são incomuns em cães machos, mas constituem os tumores mais comuns nas cadelas. Desconhece-se a causa das neoplasias de glândulas mamárias, mas sabe-se que muitos são hormônio-dependente e a maioria delas pode ser evitado caso se realize uma OSH (ovariosalpingohisterectomia) antes de 1 ano de idade.

 

2)  Como é a cirurgia? Há algum risco para o animal?

Nas fêmeas trata-se da retirada dos ovários e útero e nos machos a retirada dos testículos. Não há risco cirúrgico, mas o risco anestésico, apesar de ser muito pequeno, existe.

 

3)  A partir de que idade os animais podem ser castrados?

Eles podem ser castrados após o término do esquema vacinal, geralmente a partir do 5º mês de vida.

 

4)  É verdade que cães e gatos ficam mais calmos após terem sido castrados? Se sim, por que isso acontece?

Devido a retirada dos ovários, nas fêmeas, e dos testículos, nos machos,  há uma queda dos hormônios que estão relacionados com territorialismo e dominância, portanto, animais castrados ainda filhotes tendem a ser tranquilos e submissos. Mas se o animal já for agressivo, a castração não irá resolver muito nesses casos.

 

Viu só? A castração, além de não ser tão assustadora assim, pode trazer vários benefícios para a saúde do seu animal. Se você ainda tiver mais perguntas, comente abaixo! O importante é que todas as dúvidas sejam esclarecidas, não é mesmo?

4 Lugares para você adotar um animal em SP

Sempre quis ter um cachorro? Quer dar uma companhia para o seu gato? Se você anda pensando em adicionar um novo membro à família, procure um centro de adoções! Além de todos os benefícios que um animalzinho pode trazer para a sua vida, você também voltará para a casa com a certeza de que fez um bem para um ser vivo. Confira abaixo alguns locais em São Paulo que podem te ajudar nesse processo!

 

1) Clube dos Vira-Latas

A organização tem como missão resgatar animais abandonados e dar a eles o devido cuidado e atenção. Ao entrar no site da organização, o usuário pode navegar por uma lista que mostra todos os cachorros disponíveis para adoção. Se você clicar na foto de um deles, aparecerá uma tela com a ficha técnica do bichinho. Lá, você descobre se ele já foi vacinado, se já foi castrado etc.

http://www.clubedosviralatas.org.br/

 

2) APAA (Associação Paulista de Auxílio aos Animais)

Todos os sábados, domingos e feriados, a APAA realiza feiras de adoção. Os eventos acontecem na Avenida Washington Luis, 2737, do 12h às 16h. Para adotar um bichinho, os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência e pagar uma taxa de R$ 70,00 (que cobre parte das despesas).

http://apaa.com.br/

 

3) Toca dos Gatinhos

Você é do tipo que A-M-A gatos? Então você vai adorar a Toca dos Gatinhos! No site, há várias imagens de bichanos que são um mais lindo do que o outro! Para adotar, você terá que ir a uma das feiras de adoção que acontecem todos os sábados, exceto feriados, das 13h às 18h. Na hora da adoção, você deve levar comprovante de residência e uma caixa de transporte e pagar uma taxa de R$ 80,00 (que cobre parte das despesas).

Locais das feiras:

– Rua Itararé, 164 – Bela Vista – SP

– Rua Jaguaribe, 623 – Santa Cecília – SP

http://www.toca.gatinhos.nom.br/index.asp

 

4) Adote um Focinho

Em um sítio localizado na cidade de Cotia, na grande São Paulo, a organização mantém 150 cachorros, que recebem atenção e cuidados veterinários. Para que possam receber novos animais, eles precisam que os moradores atuais sejam adotados. Quem estiver interessado, pode ligar para os números (11) 98101-9036 ou  (11) 99914-3820.

http://www.adoteumfocinho.com.br/v1/index.asp?p=8#.V796WlsrLIU

 

Depois de adotar um bichinho, você e seu novo companheiro podem virar voluntários no Patas Therapeutas! Para isso, basta preencher a ficha cadastral (http://patastherapeutas.org/o-perfil-do-voluntario/) e participar do processo de triagem!

 

3 Benefícios da Convivência com Animais

Animal é tudo de bom, não é? Tem como não se derreter ao fazer carinho na barriguinha de um cachorro ou ao ouvir um gatinho ronronando?

Além de darem um show de fofura e companheirismo, os animais também podem trazer vários benefícios à saúde humana. Confira abaixo!

 

1)      Diminuem a ansiedade

A ansiedade é um dos problemas mais graves do século XXI. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33% da população mundial sofre com esse transtorno mental.

O contato com animais faz com que a pessoa relaxe e mire sua atenção em algo agradável. Cientistas comprovaram que pacientes cardíacos, ao serem visitados por cachorros, tiveram uma queda de 24% nos níveis de ansiedade. É ou não é algo impressionante?

 

2)      Atenuam a solidão

Animais são ótimos companheiros e em situações extremas, como no caso de uma doença, a presença deles se torna ainda mais importante. Eles podem fazer com que a pessoa se sinta menos sozinha e vulnerável. Além disso, estudos mostram que pacientes cardíacos que possuem animais têm cinco vezes mais chances de sobreviver do que pacientes que não têm animais de estimação.

 

3)     Incentivam a prática de exercício físico

Caminhar com um pet ao lado é sempre mais gostoso, não é? Não à toa, um estudo mostrou que, quando estavam acompanhados por animais de estimação, pacientes cardíacos caminhavam 35% a mais do que com terapeutas humanos.

 

E agora,  se convenceu de que o contato com animais é excelente? Baseado nessas melhorias físicas e psicológicas é que atuamos, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes que visitamos. Se você se interessou e quer ser um voluntário, se cadastre aqui!

Como Treinar um Cão: conteúdo didático

Todo mundo sabe que um cão therapeuta precisa ter certo adestramento para realizar as visitas. Entre eles estão os comandos básicos (senta, fica, deita), a socialização adequada e o controle ao andar na coleira.

Ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre o começo do adestramento. Por isso disponibilizamos o conteúdo do Como Treinar um Cão, um portal incrível com várias dicas e aulas sobre o tema.

Aqui embaixo tem um infográfico sobre o ponto de partida do adestramento de cães. Para ver mais informações, veja no site.

 

Adestramento de Cães
Adestramento de Cães

Fonte: Adestramento de Cães – O Ponto de Partida

Cookies para cães

Olha que bacana esse conteúdo que o pessoal do Westwing nos recomendou: um e-book que acabou de sair do forno, o Cookies para Cães! Lá tem conteúdo preparado com muito carinho, com dicas e receitas de alimentação para nossos os peludos e também depoimentos de especialistas e amantes de cachorros. Além das receitas, como de petisco de bacon e de biscoito de carne seca e pera, na página deles vocês podem conferir um super guia para adoção e os cães que fazem parte do Westwing!

E aí, ficou curioso? Clique aqui para conhecer tudinho. Depois conta pra gente se curtiu! <3