Blog do Patas Therapeutas

Cálculo Renal

Os cálculos vesicais ou urólitos são coleções de cristais formados por minerais que se combinam, formando uma pedra dentro da bexiga. De forma menos frequente, os cálculos podem se formar dentro dos rins. O pH urinário influencia no desenvolvimento de cristais.

O tipo mais comum de cristal urinário é a estruvita, que tendem a se formar no pH alcalino. Outros tipos de cristais desenvolvem-se em urina de pH ácido.

Entre os sintomas mais comuns podemos citar: dificuldade para urinar (tenta urinar várias vezes, a micção pode ser difícil e lenta devido à dor) e pode ter sangue nesta urina; lambedura dos órgãos genitais; incontinência urinária.

Não existe uma única causa para a formação de cálculos. Entre os fatores predisponentes que podem aumentar estes riscos podemos citar:

  • infecção urinária;
  • dieta com altas concentrações de determinados minerais (ex. magnésio, fósforo) ou que influem na alteração do pH urinário;
  • baixa ingestão de água e determinadas raças são predispostas a desenvolver determinados tipos de cálculos (ex. Dálmata, Yorkshire Terrier, Bulldogs, Schnauzer).

O tratamento depende muito do tipo de cálculo que estamos lidando, podendo variar de uma simples alteração de ração associado ou não a medicação até a indicação cirúrgica. Por isso consulte sempre seu veterinário para oferecer o tratamento mais adequado para seu animalzinho.

dra patricia


Deixe seu comentário