Blog do Patas Therapeutas

Conheça o novo Projeto Cão na Biblioteca

O Projeto Cão na Biblioteca será nosso novo trabalho junto aos assistidos!!!

Os internos realizarão leitura para o cão, para o auxilio da afetividade, socialização, além de todos os benefícios emocionais, físicos , cognitivos e mentais.

Mais um trabalho da ONG Patas Therapeutas que implantaremos e estamos aceitando novos voluntários com ou sem animal para o local.

Será no Hospital Geriátrico, pertencente a Santa Casa de Misericórdia de SP, o Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II!

29

Se você deseja participar da ONG Patas Therapeutas como voluntário, a primeira etapa é preencher nossa Ficha Cadastral, que nos ajudará a saber mais sobre você e sobre como poderá nos ajudar.

Após o envio da Ficha Cadastral, nós entraremos em contato com você para darmos continuidade às demais etapas que irão prepará-la para fazer parte de nossa equipe.

Ficha Cadastral -> clique aqui

Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II

Av. Guapira, 2.674 – Jaçanã
Telefone: (011) 2176.1200
São Paulo/SP

História

4562_DSC00183No ano de 1885 funcionou no prédio da Rua da Glória, antigo hospital da Santa Casa de São Paulo, o Asilo de Mendicidade D. Pedro II. Era um espaço cedido, para que essas pessoas recebessem atendimento digno na área da saúde. Em 1904 a Santa Casa começou a pensar em um novo local com mais espaço, fora da região central da cidade e que permitisse mais conforto as pessoas internadas.

Surge então, uma nova proposta: construir no Bairro do Guapira (hoje Jaçanã) em terreno da própria Irmandade um novo asilo. O renomado arquiteto da época, Ramos de Azevedo, entregou o novo projeto do Asilo dos Inválidos, que fora aprovado pela Mesa Administrativa da Santa Casa de São Paulo.

Então, no dia 2 de julho de 1911, com a benção do Bispo Diocesano D. Duarte Leopoldo e Silva, o Asilo dos Inválidos foi inaugurado. Autoridades municipais e do Estado de São Paulo estavam presentes – a história conta que todos foram até o distante Sítio do Guapira de trem, partindo da Estação da Luz para a festa de inauguração.

Hoje, aos 100 anos, o Hospital Geriátrico possui 500 leitos em enfermarias divididas de acordo com o grau de dependência de seus pacientes, e trabalham no hospital médicos especialistas em Geriatria e Gerontologia atuando em todo tipo de doença relacionada ao idoso, além de todo o suporte administrativo essencial para o funcionamento da unidade.

É preciso destacar também o trabalho realizado nas atividades de recreação, que permitem a ocupação do tempo ocioso dos pacientes com ações de sociabilidade e interação, refletindo diretamente na melhora da qualidade de vida.

O Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II é referência para tratamento da doença de Alzheimer desde 2003, realizando o atendimento desde o diagnóstico ao acompanhamento do paciente nas consultas no Ambulatório de Geriatria do hospital.

Por mês são atendidos aproximadamente 100 pacientes com a doença de Alzheimer, constatando a importância do ambulatório no Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II para a população idosa da cidade de São Paulo.

Site Santa Casa de São Paulo 


Veja mais fotos:


Deixe seu comentário

  • Izabel Dambiski

    Incrível essa campanha! Estou positivamente surpresa com essa flexibilidade na permissao da entrada dos animais nesses locais! Emocionante!