Patas na Mídia

Amigos de patas: conheça Paraná e Namour, os cães voluntários do Hospital Infantil Darcy Vargas

O Portal do Governo do Estado de São Paulo destacou os benefícios e efeitos da convivência com animais nas quartas-feiras no Hospital Darcy Vargas.

Amigos de patas: conheça Paraná e Namour, os cães voluntários do Hospital Infantil Darcy Vargas

Todas as quartas-feiras no Hospital Darcy Vargas os pacientes, os funcionários e os pais já sabem que sempre receberão uma visita muito especial.  Nos quartos e corredores, além das crianças internadas também há os cachorros, como Paraná e Namour, e os gatos do projeto da ONG Patas Therapeutas. “Do diretor ao porteiro todos nós esperamos eles chegarem para ver o Namour e o Paraná toda a semana. Eles [os animais] se preparam para vir aqui, são higienizados e tem controle de saúde”, afirma Dr. Sérgio Sarrubbo, diretor técnico da instituição.

O Hospital Darcy Vargas, que realiza cerca de 250 internações por mês, utiliza animais na recuperação de crianças internadas, parte delas em tratamento contra o câncer, e as proporcionam momentos de descontração e felicidade. Essa ajuda aos pacientes serve para que eles enfrentem o período de internação com mais disposição, melhorando a saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo deles. “As crianças que não podem sair da cama a gente faz as visitas nos quartos e as crianças que conseguem se locomover a gente faz os encontros nas brinquedotecas”, explica a fundadora da ONG Patas Therapeutas, Silvana Fedeli Prado.

Os cães Paraná e Namour entre outros percorrem os setores de oncologia, nefrologia, hematologia e a clínica geral, acompanhados dos voluntários. Eles passam por um rigoroso protocolo de treinamento de comportamento e de saúde animal.

 

Link original.