Patas na Mídia

Entenda os principais benefícios da TAA

Ansiedade, problemas respiratórios e até câncer. Esses são só alguns problemas que podem ter um tratamento alternativo baseado na interação com animais terapeutas, como cães, gatos e aves. A chamada Terapia Assistida por Animais (TAA) é um método com efeitos cientificamente comprovados que utiliza a relação entre paciente e animal para amenizar diversas patologias.

Isso acontece, em grande parte, porque o ambiente hospitalar e o cotidiano do tratamento se tornam mais acolhedores. Além disso, por meio dessa terapia, muitos pacientes acabam ficando emocionalmente mais seguros e psicologicamente mais motivados. Segundo a pediatra infectologista Daniela Bonfin, da Santa Casa de São Paulo, “os cachorros, em especial, trazem uma interação de carinho insubstituível, fugindo completamente da rotina do hospital. O TAA melhora a qualidade de vida do paciente e tem, comprovadamente, um efeito benéfico nos tratamentos”.

Silvana Prado, psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta de Terapias Assistidas por Animais da ONG/OSCIP Patas Therapeutas, também aponta alguns dos benefícios da terapia para a saúde das pessoas. “Os efeitos positivos da interação com os animais são vários. É possível aprimorar habilidades motoras, aumentar a atenção, combater a ansiedade e ajudar na memória de longo e curto prazo, podendo auxiliar no tratamento de Alzheimer, depressão, Parkinson, problemas de pressão arterial, entre outros”.

Os efeitos positivos e a influência direta da presença de animais na saúde e na vida de várias pessoas mostram que eles podem ser muito mais do que bichinhos que alegram o ambiente.

Link original.