Patas na Mídia

ONG Patas Therapeutas leva Terapia Assistida por Animais a instituições de São Paulo

A ONG/OSCIP Patas Therapeutas é uma associação sem fins lucrativos que atua nas áreas de Atividades, Educação e Terapia Assistidas por Animais (A/E/TAA). Ou seja, o Patas leva animais em asilos, hospitais e abrigos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes! Para entender melhor, a ONG tem como missão oferecer os benefícios dos efeitos da convivência com animais, trazendo resultados cientificamente comprovados para a saúde física, emocional, mental e social dos assistidos. Além disso, as ações colaboram para o resgate de vínculos afetivos, de prazer e de qualidade de vida das pessoas.
Voltado para o público infantil e idoso, o trabalho do Patas Therapeutas depende de profissionais e voluntários com ou sem animais de estimação. Os voluntários com patas são aqueles que levam seus animais efetivamente nas visitas e os sem patas trabalham para ajudar no funcionamento geral da ONG, além de auxiliar nas atividades dentro das instituições.
Os animais terapeutas podem ser cachorros, gatos, coelhos, aves e bichos de estimação, desde que sejam aprovados por rígidos protocolos internacionais de saúde e comportamento. Desta forma, a equipe vai com hora marcada e conhecendo as patologias dos pacientes até os seguintes locais:
• FUNSAI – abrigo de crianças vitimadas;
• Hospital Infantil Darcy Vargas – crianças da Oncologia, Nefrologia, Hematologia e Clínica Cirúrgica e Geral;
• Residencial Israelita Albert Einstein – idosos com diversas patologias;
• AFAI – Projeto de Aves e Cães Terapeutas – idosos com Alzheimer;
• Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Pediatria e Ortopedia;
• Hospital Municipal Infantil Menino Jesus – crianças com diversas patologias;
• Divisão Porto Feliz/SP – Cidade dos Velhinhos.
Em 2013, foram mais de sete mil atendimentos e em 2014 a meta é passar de 11 mil. Para conhecer mais, visite o site ou o Facebook da ONG.