Patas na Mídia

Saiba em que casos as Terapias Assistidas por Animais podem ser adotadas

São Paulo, fevereiro de 2015 – A delicada fase de se tratar uma doença pode se tornar, em muitos casos, mais leve e tranquila com a presença de animais como parte da terapia. Nos últimos anos, os impactos positivos da Terapia Assistida por Animais (TAA) foram amplamente notados no quadro clínico de diversos pacientes no Brasil e no mundo, influenciando no ambiente e no cotidiano do tratamento, na melhora da pressão arterial, na respiração, na coordenação motora, na apreensão que antecede a quimioterapia, entre outros casos que atingem pessoas de todas as idades.

Os resultados da TAA podem ser de ordem emocional, considerando que as pessoas projetam no animal, principalmente no cão, seus sentimentos e percebem uma mútua vulnerabilidade, como também podem ser ordem fisiológica. Os efeitos desse tipo já são cientificamente comprovados. O contato com o animal causa a liberação de hormônios como endorfina e dopamina, além de reduzir o cortisol, hormônio do estresse.

Organizações como a ONG/OSCIP Patas Therapeutas abraçaram essa forma de reabilitação e levam animais que atendem aos critérios internacionais de comportamento e de saúde às instituições a fim de estimular benefícios cognitivos, físicos, mentais e emocionais aos pacientes. Para isso, o Patas Therapeutas conta com voluntários e seus bichos de estimação para o convívio entre pessoas e animais, além de apresentar uma estrutura organizacional de apoio ao seu trabalho.

“Em um local onde crianças convivem com doenças e com incertezas, os cães transformam brilhantemente o ambiente hospitalar”, afirmou o Dr. Sérgio Sarrubo, diretor do hospital infantil Darcy Vargas, uma das instituições atendidas pelo Patas Therapeutas semanalmente.

O auxílio da TAA é muito amplo na área da saúde, podendo ser um tratamento alternativo em diversas patologias, como depressão, ansiedade, problemas respiratórios, cardíacos, auditivos, deficiências físicas e, inclusive, vários tipos de câncer.

Sobre o Patas Therapeutas

O Patas Therapeutas é uma organização sem fins lucrativos que atua nas áreas de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais com uma equipe formada de voluntários e profissionais que trabalham com seus próprios animais (cães, aves, coelhos e demais bichinhos de estimação) ou mesmo sem. Esta equipe, com experiência de mais de dez anos, auxilia pessoas a viver melhor e com mais qualidade de vida utilizando os benefícios da interação humanos e animais. Para mais informações, acesse patastherapeutas.org.