Patas na Mídia

Terapia Humanos e Animais

Além de todos os benefícios que um animal de estimação pode trazer para a vida de seu dono, como estimular atividade física, diminuição do estresse, diminuir os níveis de ansiedade, prevenção de doenças e diminuição da pressão arterial, além do auxilio na integração social e aumento da auto estima, os cães trazem benefício também para a sociedade.

O trabalho de TAA, Terapia Assistida por Animais, ajuda pessoas de todas as faixas etárias e problemas de saúde em seus processos de reabilitação, além de levar amor e atividades que estimulam a qualidade de vida e bem estar em sua rotina.

Na cidade de São Paulo, a ONG Patas Therapeutas  leva animais de estimação dos voluntários para melhorar a qualidade de vida de pacientes internados em diversas instituições, como  Hospitais, Instituto do Câncer e Casas de Repouso de Idosos. Esta equipe, com experiências de mais de dez anos, auxilia pessoas a viver melhor e com mais qualidade de vida utilizando os benefícios da interação dos humanos com os animais. Entre os principais benefícios do contato estão a melhora da afetividade, a humanização do ambiente hospitalar, aumento dos estímulos cognitivos, físicos e sensoriais, melhora das habilidades motoras e redução da ansiedade e depressão.

Outro projeto muito interessante é desenvolvido pela Terapia com Animais, da cidade de Porto Alegre, é o tratamento de problemas emocionais como Autismo, Depressões, Fobias, Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Dependência Química, Transtornos Alimentares, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, dentre outros. O tratamento é breve e focal, pode ser individual ou em grupo e é realizado no consultório ou à domicílio, de acordo com o desejo e/ou necessidade do paciente e dos objetivos terapêuticos estabelecidos.

O tratamento para autismo com crianças, por exemplo, trás benefícios como aumento do contato visual, aumento de condutas afetivas, sorrisos, diminuição de condutas negativas como condutas auto agressivas e auto estimulatórias, agressões verbais, agressões físicas ao terapeuta e a objetos e diminuição do isolamento.

Há muitos outros projetos espalhados pelo Brasil e feitos com muito amor e carinho, estreitando cada vez mais o elo e os benefícios do contato entre cães e humanos.

Link original.