Um pouco sobre as Intervenções Assistidas por Animais – IAA

Imagem1

Utilizamos a nomenclatura da Delta Society, organização americana e referência internacional.

A fundação Delta foi formada em 1977 em Portland, Oregon, com Michael J. McCulloch, MD, como Presidente. Em 1981, o nome da organização foi alterado para Delta Society, simbolizando a rápida expansão de um grupo de médicos e pesquisadores interessados ​​em áreas humanas e animais. Nesse período, Leo K. Bustad, DVM, PhD se tornou presidente. Este apoia amplamente a introdução do termo “vínculo humano-animal”.

Seus fundadores:

  • Leo K. Bustad, veterinário
  • Dois irmãos, o Dr. Michael J. McCulloch, psiquiatra, e o Dr. William ‘Bill’ McCulloch
  • Veterinários RK Anderson DVM, Stanley L. Diesch DVM, Joe Quigley DVM e Alton Hopkins DVM

No final dos anos 80 e início dos anos 90, a Delta Society continuou a fortalecer sua presença nesse campo em expansão. Novas iniciativas foram desenvolvidas para desenvolver as bases de pesquisa da organização. Esses programas se concentraram em fornecer serviços diretos no nível da comunidade local. Entre essas iniciativas estava o programa Pet Partners®.

O Pet Partners® foi o primeiro treinamento abrangente e padronizado de atividades e terapia assistidas por animais para voluntários e profissionais de saúde.

Em 1996, qualificou as terminologias entre Atividade Assistida por animais (AAA) e Terapia Assistida por animais (TAA).

Em 2012, a Delta Society mudou formalmente seu nome para Pet Partners®, a fim de transmitir claramente sua missão. O programa de terapia animal continua a crescer nos EUA, fazendo aproximadamente três milhões de visitas por ano.

Em 2017, a Pet Partners® comemorou o 40º aniversário.

Atualmente, o termo Intervenções Assistidas por Animais – IAA é o mais utilizado para designarmos as Terapias Assistidas por Animais, pertinente a sua abrangência. Ou seja, o animal é utilizado como apoio terapêutico em diversas especialidades, tais como, psicologia, fisioterapia, gerontologia, fonoaudiologia, em atividades de controle do estresse em empresas, na ajuda a vitima de desastre natural, prisões, escolas, hospitais, etc.

Segundo a Pet Partners®, “as Intervenções Assistidas por Animais são intervenções estruturadas e orientadas para objetivos que incorporam intencionalmente animais na saúde, educação e serviço humano com o objetivo de obter ganhos terapêuticos e melhorar a saúde e o bem-estar.”

Cada vez mais, os animais são utilizados como apoio terapêutico e a tendência é o aumento das intervenções, devido às evidências cada vez maiores, por meio de trabalhos e pesquisas, dos benefícios desta interação humano-animal.

Trata-se de uma técnica cientificamente comprovada e que tem como objetivo específico utilizar o animal de estimação no contato entre humanos e animais. A IAA é uma intervenção dirigida, que pode ser direcionada a cada patologia e faixa etária ou mesmo pessoas sadias, em que o animal de estimação, especialmente treinado e com rígidos critérios de comportamento e saúde, é parte integrante do processo de tratamento.

Surge como um catalisador, modificando o ambiente e o cotidiano do tratamento. Aparece como uma possibilidade de expressão dos sentimentos dos pacientes e demais pessoas do entorno e não hospitalizadas ou institucionalizadas.

Isto ocorre porque as pessoas projetam no animal seus sentimentos e “percebem” que o animal é tão vulnerável quanto elas. Este processo chama-se identificação projetiva e tem, como resultado, uma identificação com o animal em que este se torna a força motivadora do tratamento, ajudando-os na recuperação. O animal pode agir também como objeto de transição, provocando um vínculo primário entre ele e a pessoa para que, posteriormente, esta estabeleça esse vínculo com outras pessoas.

Os animais podem agir como objetos de transição, o que permite que as pessoas, primeiro estabeleçam um vínculo com eles e depois, estenda esse vínculo às pessoas.

Segundo a Pet Partners®, “o vínculo humano-animal é um relacionamento mutuamente benéfico e dinâmico entre pessoas e animais que influencia positivamente a saúde e o bem-estar de ambos. Enquanto muitos de nós compreendem intuitivamente os benefícios das interações positivas com animais em nossas vidas, um corpo emergente de pesquisa está reconhecendo o impacto que o vínculo humano-animal pode ter na saúde individual e comunitária”.

Além dos pacientes, também se beneficiam desta interação todas as pessoas que gostam de animais: parentes, cuidadores, profissionais da instituição atendida ou mesmo a própria instituição, empresas e pessoas comuns.

Atualmente são utilizados animais como cães, gatos, cavalos, aves, cobaias, golfinhos e até lhamas com efeitos terapêuticos sobre as pessoas.

As atividades podem ser individualizadas ou grupais, com periodicidade semanal ou quinzenal, geralmente em intervalos definidos. São projetadas para promover a melhoria da saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo (pensamento e habilidades intelectuais) dos pacientes e pessoas. As sessões são previamente agendadas e com duração de no máximo uma hora.

O animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor e/ou profissional e é utilizado como mediador entre os profissionais e/ou voluntários e pacientes e pessoas.

O animal não precisa ser de uma espécie ou raça especial. O importante é que seja afetivo e gostar de outras pessoas e animais, além do seu tutor. Também precisam ter adestramento básico e específico, estar em dia com vacinação, parasitológico e higiene e atenção com o seu bem-estar.

O bem estar do animal terapeuta é primordial nos atendimentos. As predisposições física e emocional para o trabalho são essenciais, além dos treinamentos básicos, dessensibilização e socialização. O seu tutor deve sempre ficar atento à linguagem canina, fadiga, excesso de trabalho, tempo climático (muito quente/ frio, umidade do ar abaixo da média, trovões, etc.).

O número de animais também é pré-determinado para cada visita e/ou atividades e patologias envolvidas, bem como a duração de no máximo uma hora.

O número de animais terapeutas cresce a cada dia, assim como o número de profissionais e instituições que agregam esta técnica.

Os benefícios dos animais de estimação são enormes. Eles tocam as vidas das pessoas de todas as idades.

Modalidades:

Para a Pet Partners®, “os termos AAI, AAT, AAE e AAA são os termos preferidos do setor e implicam que o animal está agindo como uma força motivadora para aprimorar o tratamento fornecido por uma pessoa bem treinada”.

“O termo “Pet terapia” deve ser evitado, pois é impreciso e enganoso”. O termo foi amplamente utilizado há várias décadas para se referir a programas de treinamento com animais. 

E também, “as Intervenções Assistidas por Animais-IAA, são intervenções estruturadas e orientadas para objetivos que incorporam intencionalmente animais na saúde, educação e serviço humano com o objetivo de obter ganhos terapêuticos e melhorar a saúde e o bem-estar. Terapia Assistida por Animais (AAT), Educação Assistida por Animais (AAE) e Atividades Assistidas por Animais (AAA) são todas formas de Intervenções Assistidas por Animais. Em todas essas intervenções, o animal pode fazer parte de uma equipe de animais de terapia voluntária que trabalha sob a direção de um profissional ou de um animal pertencente ao profissional”.

AAA: ATIVIDADE ASSISTIDA POR ANIMAIS

É uma atividade que oferece oportunidade motivacional, informal, educacional, de lazer, descontração, recreação, distração, entretenimento, vínculos, socialização e benefícios emocionais e/ ou cognitivos.

É casual, abrange voluntários e/ ou profissionais com seus animais de estimação especialmente treinados e com rígidos critérios de comportamento e saúde, para visitar pacientes/ assistidos/ indivíduos de todas as idades e de diferentes patologias e ambientes variados.

Esta atividade pode ser semanal, quinzenal ou esporádica, com duração de no máximo uma hora.

Pode ser repetida com muitas pessoas.

Os seus objetivos específicos de tratamento não são planejados para cada visita.  A AAA não envolve metodologia e/ ou procedimentos. O conteúdo da visita é espontâneo.

TAA: TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

É uma intervenção dirigida, com objetivos específicos para cada patologia e faixa etária, onde o animal de estimação especialmente treinado e com rígidos critérios de comportamento e saúde, é parte integrante do processo de tratamento.

É dirigida por profissionais da saúde e/ ou equipe multidisciplinar, com conhecimentos especializados. Envolve procedimentos, metodologia, é documentado e avaliado em cada sessão. Pode ser individual ou grupal.

O animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor ou profissional.

Pode ser semanal ou quinzenal, geralmente em intervalos definidos. A visita é previamente agendada e com duração de no máximo uma hora.

Esta atividade é projetada para promover a melhoria da saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo (pensamento e habilidades intelectuais) dos pacientes/ assistidos.

EAA – EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS

Segue os mesmos critérios da TAA, mas dirigida por profissionais da área de educação: pedagogo, fonoaudiólogo e etc. O foco das atividades está nos objetivos acadêmicos, habilidades pró-sociais e funcionamento cognitivo.