Animal de Terapia

Os animais de terapia podem fornecer benefícios físicos, psicológicos e emocionais àqueles com quem interagem, normalmente em ambientes institucionalizados, como hospitais, clínicas diversas, residenciais de idosos, abrigos de crianças, empresas, escolas, etc. Os cães são mais frequentes, mas os animais de terapia podem incluir outras espécies domesticadas como gatos, equídeos, animais silvestres e exóticos.

Esses animais de estimação são avaliados quanto à sua capacidade de interagir com segurança com uma ampla gama de populações e seus condutores são treinados nas melhores práticas para garantir interações efetivas que apoiam o bem-estar animal. Os condutores podem ser seus próprios tutores, voluntários e mesmo profissionais que oferecem seu tempo para visitar, com seus animais, locais onde se faz necessária à intervenção, no intuito de utilizarem o poder do vínculo humano-animal em ambientes diversos.

Um animal de terapia não tem direitos especiais de acesso, exceto nas instalações em que é bem-vindo. Eles não podem entrar em empresas com políticas de “proibidos animais” ou acompanhar o tutor na cabine de um avião, independentemente da designação do animal de terapia.

Animal de Assistência (também conhecido como Animal de Serviço)

Os animais de assistência são normalmente cães e, em alguns casos, cavalos em miniatura treinados individualmente para trabalhar ou executar tarefas para pessoas com deficiência. O Cão de Serviço executa tarefas em benefício da pessoa com deficiência, aumentando sua independência. São divididos por categorias, cada um com suas particularidades: cães-guia para deficientes visuais, cães-ouvintes para deficientes auditivos ou cães treinados para fornecer assistência à mobilidade ou comunicar alertas médicos, diabéticos, autistas, etc.

Cães de assistência são considerados animais de trabalho, não animais de estimação. Nos EUA, cães-guia, ouvintes e de serviço podem, de acordo com a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA), acompanhar uma pessoa com deficiência em praticamente qualquer lugar com acesso ao público em geral. Isso inclui restaurantes, empresas e aviões. No Brasil, somente é permitido o cão-guia, por meio da Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005.

Animal de Suporte Emocional

Um animal de apoio emocional, às vezes também chamado de animal de conforto, é um animal de estimação que fornece apoio terapêutico a uma pessoa com uma doença mental ou psicológica. Para ser designado como tal, o animal deve ser prescrito por um profissional de saúde mental licenciado para uma pessoa com uma doença mental ou psicológica. A prescrição deve indicar que o indivíduo tem um comprometimento que limita substancialmente uma ou mais atividades importantes da vida e que a presença do animal é necessária para a saúde mental e/ou psicológica do indivíduo.

Nos EUA, de acordo com a ADA, indivíduos com animais de apoio emocional não têm os mesmos direitos de acesso público que indivíduos com um cão de serviço. Os animais de apoio emocional só podem acompanhar seus donos em áreas públicas com a permissão expressa de cada local e / ou administração da instalação. Também, os animais de apoio emocional podem morar com seus donos em locais cobertos pela Lei de Emendas da Habitação Justa (FHAA), independentemente de uma política de “proibidos animais”, e podem viajar com seus donos em aviões se cumprirem os requisitos da companhia aérea. Embora os cães sejam mais frequentes, outras espécies podem ser prescritas como animais de apoio emocional. No Brasil, não é mais permitido animais de apoio emocional em aviões. Como são animais domésticos, sua entrada é permitida apenas em locais “Pet Friendly”.

Resposta à Crise Assistida por Animais (AACR)

A resposta à crise assistida por animais é uma forma de atividades assistidas por animais que proporciona conforto àqueles que foram afetados por desastres naturais, causados ​​pelo homem ou tecnológicos. O AACR é eficaz porque a segurança, a familiaridade, a novidade e o interesse no animal foram considerados impactantes ao criar relacionamento com uma pessoa afetada pela crise.

Bem-estar no local de trabalho assistido por animais (AAWW)

Trata-se de equipes de animais de terapia que fazem visitas para gerar o bem-estar de pessoas no local de trabalho, aumentando a autoestima e a satisfação dos funcionários e, consequentemente, a produtividade. Numerosos estudos mostraram que quando as pessoas, por apenas alguns momentos, acariciam um animal, seu estresse é reduzido. A pesquisa também mostra que os animais no local de trabalho geralmente levam a uma interação mais produtiva dos colegas de trabalho, ao aumento dos níveis de confiança entre colegas e a uma colaboração mais eficaz. O ganho nesta interação é para todos os funcionários e empresa.

 

*Fonte:  https://petpartners.org/news/delta-society-therapy-dogs/