O que é TAA, EAA e AAA?

A Terapia Assistida por Animais é uma técnica cientificamente comprovada e tem como objetivo específico utilizar o animal de estimação no contato entre humanos e animais.

A  TAA é uma intervenção dirigida, com objetivos específicos para cada patologia e faixa etária, onde o animal de estimação especialmente treinado com rígidos critérios de comportamento e saúde é parte integrante do processo de tratamento.

É um método alternativo de ajuda terapêutica que ocupa um lugar especial nos tratamentos terapêuticos em diversas patologias.

Surge como um catalisador, modificando o ambiente, o cotidiano do tratamento. Aparece como uma possibilidade de expressão dos sentimentos dos pacientes.

Isto ocorre porque as pessoas projetam no animal, principalmente no cão, seus sentimentos. “Percebem” que o animal é tão vulnerável quanto elas. Este processo chama-se identificação projetiva, ou seja, se identificam com o bicho, onde este passa a ajudar na recuperação, tornando-se a força motivadora que melhora o tratamento.

Além dos pacientes, também se beneficiam desta interação, todas as pessoas que gostam de animais: parentes, cuidadores, profissionais da instituição atendida e até mesmo a própria instituição.

Atualmente sabe-se que animais como cães, gatos, cavalos, cobaias, golfinhos e até lhamas têm efeitos terapêuticos sobre as pessoas.

As atividades podem ser individualizadas ou grupais, com periodicidade semanal ou quinzenal, geralmente em intervalos definidos. São projetadas para promover a melhoria da saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo (pensamento e habilidades intelectuais) dos assistidos e/ou pacientes. São previamente agendadas e com duração de no máximo uma hora.

O animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor e/ou profissional. É utilizado como mediador entre os profissionais e/ou voluntários e assistidos e/ou pacientes.

Ele não precisa ser de uma espécie ou raça especial. O importante é que seja afetivo, ou seja, gostar de outras pessoas e animais, além do seu tutor. Também precisam ter adestramento básico e estar em dia com vacinação, parasitológico e higiene.

O número de animais terapeutas cresce a cada dia, assim como o número de profissionais e instituições que agregam esta técnica.

Os benefícios dos animais de estimação para as pessoas são enormes. Eles tocam as vidas de todas as idades.

Modalidades

AAA: Atividade Assistida por Animais

É uma atividade que oferece oportunidade motivacional, educacional, de lazer, descontração, recreação, distração, entretenimento, vínculos, socialização e benefícios emocionais e/ou cognitivos.

É casual, envolve voluntários e/ ou profissionais com seus animais de estimação especialmente treinados e com rígidos critérios de comportamento e saúde, para visitar pacientes/ assistidos de todas as idades e de diferentes patologias em ambientes variados.

Esta atividade pode ser semanal, quinzenal ou esporádica, com duração de no máximo uma hora.

Pode ser repetida com muitas pessoas.

Os seus objetivos específicos de tratamento não são planejados para cada visita.  A atividade não envolve metodologia e/ou procedimentos. O conteúdo da visita é espontâneo.

TAA: Terapia Assistida por Animais

É uma intervenção dirigida, com objetivos específicos para cada patologia e faixa etária, onde o animal de estimação especialmente treinado com rígidos critérios de comportamento e saúde é parte integrante do processo de tratamento.

É dirigida por profissionais da saúde e/ou equipe multi disciplinar, com conhecimentos especializados. Envolve procedimentos, metodologia, é documentado e avaliado em cada sessão.

O animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor ou profissional.

Pode ser semanal ou quinzenal, geralmente em intervalos definidos. A visita é previamente agendada e com duração de no máximo uma hora.

Esta atividade é projetada para promover a melhoria da saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo (pensamento e habilidades intelectuais) dos pacientes/ assistidos. A TAA pode ser individual ou grupal.

EAA – Educação Assistida por Animais

Segue os mesmos critérios da TAA, mas dirigida por profissionais da área de educação: pedagogo, fonoaudiólogo e etc.