top of page

Passo a passo

Você pode ser voluntário com ou sem animal.
Veja mais sobre o processo para fazer parte do trabalho.

A Patas Therapeutas® utiliza os animais de estimação como suporte para a promoção de experiências agradáveis, humanizando as instituições, resgatando, para os assistidos, a afetividade, vínculos, qualidade de vida, a possibilidade de modificar o cotidiano do local, do dia a dia das pessoas, sejam assistidos, pacientes, profissionais, cuidadores, parentes e o público em geral.

 

Para que este trabalho cumpra sua missão, o animal precisa estar com a saúde e comportamento em dia para que possa trabalhar com prazer, levando todos os benefícios da interação com as pessoas em hospitais, casas de longa permanência para idosos, casa de acolhimento para crianças e adolescentes, escolas, empresas e onde for necessário.

 

A contribuição individual é fundamental para mudar para melhor uma realidade, mas é necessário cumprir rígidas regras e protocolos, pois as atividades são realizadas com pessoas, em sua maioria, com baixo sistema imunológico.

 

Portanto, o trabalho, apesar de voluntário e com animais de estimação, requer muita responsabilidade não somente com os assistidos, pacientes, instituição, mas com nós mesmos e com os animais.

PHOTO-2022-04-04-19-21-31.jpg

Requisitos para voluntariado

Identificação com o trabalho para se oferecer como voluntário;

O trabalho voluntário exige o mesmo grau de responsabilidade que é exigido em uma empresa (senão maior);

​Ser também uma pessoa engajada, altruísta, assídua, disciplinada, pontual, ter boa vontade, paciência, prontidão, iniciativa, espírito de equipe, discrição e agir conforme os princípios da ONG;

Seguir os protocolos e regras, assim como de comportamento e saúde do animal.

1

Ficha cadastral

Para iniciar seu processo de avaliação, você deve preencher uma ficha cadastral. É a partir dela que a equipe entrará em contato para agendar sua palestra inicial.

2

Triagem

Tanto voluntários com como sem animal precisam assistir à palestra inicial e comparecer a 03 visitas sem o animal.

Os voluntários com animal ainda participam dos Cursos Serviços Assistidos por Animais, de avaliação de saúde e de comportamento. Os Silvestres e Exóticos, somente avaliação de saúde e de comportamento. Estando aptos, comparecem a 03 visitas supervisionadas.

3

Voluntário aprovado

Com os passos anteriores finalizados, o voluntário adquire sua camiseta e, se necessário, bandana para o animal.

Para finalizar o processo, o voluntário precisa preencher e assinar o Termo de Voluntário, conforme a Lei n. 9.608 de 18/02/1998. 

bottom of page